domingo, 8 de abril de 2007

Comentários

Livro: itrodução a Sociologia
Série brasil
Pérsio Santos de Oliveira - Ensino Médio/ Volume único.


Capitulo 3 - Comunidade, Sociedade, Cidadania.





Comentários:

1-Eu achei muito interessante a parte da Cultura individualista quando fala dos Singles: um novo tipo de vida em que as pessoas preferem viver sozinha. Muitos sociólogos falam que Singles são sistemáticos e individualistas, mas em parte eles têm razão, pois os Singles não querem ter problemas com a falta de liberdade, por isso optam por uma vida sem cobranças e interferências dos outros.
Escrito por: Jéssica Caroline
===================================================
2- A palavra cidadania foi usada na Roma antiga para indicar a situação política de uma pessoa e os direitos que essa pessoa tinha ou podia exercer. Hoje em dia a cidadania esta muito presente, pois vivemos em um país democrático onde podemos expor nossas opiniões e idéias. Quando votamos exercemos um direito como cidadão de escolher quem nós julgamos ser o melhor para governar. O cidadão tem também direito e deveres a cumprir para com a sociedade e as comunidades em que vivem. A cidadania esta em constante mudança, o cidadão vai saber reagi em busca no que ele acha que é o ideal para sua comunidade e para toda a sociedade envolvida no seu meio. Ser cidadão é muito importante porque assim o seu estado, comunidade, país e muito mas vai andar e haver uma melhora notável.
Escrito por: Nayara vilela
===================================================
3-(Comunidade)
Vivemos em comunidade a partir do momento em que grupos sociais unidos se formam por laços afetivos,e não por vínculos sociais como acontece na maioria das vezes.
Comunidade pode ser definida também por um conjunto de pessoas inter-relacionadas que vivem num mesmo lugar. A proximidade física entre as pessoas,que a vida em pequenas comunidades chega a proporcionar,permite vínculos mais significativos entre elas formando um maior sentimento de solidariedade .Recentemente o conceito diante o tema veio sofrendo algumas modificações,devido ao fato das formações de tribos urbanas como: roqueiros,surfistas, punks, rappers, guangues de periferia...dentre outros.Onde o principal objetivo desses grupos é o de estarem juntos por si caracterizarem bem. Nessas novas “COMUNIDADES” ocorrem à inversão do processo de formação dos laços de afinidade social,pois quando conhecemos uma pessoa pela primeira vez geralmente o encontro si dá fisicamente,que à partir daí aprofundamos o conhecimento,trocamos informações, identificamos nossos pontos comuns,criamos laços de afinidade onde atualmente acabou ocorrendo a inversão pela troca de tais comportamentos virtualmente que é no caso da internet.

ObS: Certas conclusões tiradas do livro didático e do dicionário.
Escrito por: Bárbara de Almeida Costa
===================================================
4-O capitulo 3 explica o que era uma comunidade antes,demonstra como está sendo a comunidade agora,não só fisicamente mas sim criando uma comunidade on-line,que pela qual não precisamos conhecer a pessoa de corpo presente ou até mesmo nem a conheces. A comunidade criada pela internet afasta a família um pouco porquê proporciona conhecer pessoas de toda parte do mundo. Nos dias de hoje o casamento ou até a família é desagregada do berço familiar,as pessoas de hoje estão individualistas e egoístas,moram sozinhas e fazem tudo por meio da internet,sendo assim só saem ou fazem amigos pela internet mas, não especificamente precisam de um berço familiar como casamento.A comunidade de antigamente esta mais próxima das pessoas de baixa renda por que dão valor à família e amigos que nem era antigamente.
Escrito por: karina natache
===================================================
5- (Minorias)
Na sociedade atual existem diversos grupos sociais minoritários que buscam seu espaço social e geográfico, sua identidade social e cultural. As minorias se organizam para defender seus interesses, ressaltando suas particularidades. Reivindicam direitos e contestam normas sociais por se sentirem excluídos. Exemplos de grupos minoritários são os homossexuais que lutam pela legalidade do casamento entre pessoas do mesmo sexo, os povos indígenas que reivindicam a demarcação de suas terras e os sem-terra que ocupam latifúndios improdutivos reivindicando reformam agrária.
Escrito por: Tatiana Mattioly Valente
===================================================
6- (Comunidade e Sociedade)
Comunidade é viver em "grupo", com diversas pessoas, de modo mais íntimo, privado e exclusivo, onde os seus indivíduos presentes têm relações nas quais eles se interagem realizando seus Objetivos.
A Sociedade é Constituída por um conjunto de Leis e obrigações.

'->Sociedade Societária = grandes metrópoles, modernas, onde suas relações são transitórias.

'->Sociedade comunitária = rurais, tradicionais.

Mas a Sociedade e a Comunidade estão sempre se modificando, cabendo a nós no Futuro transformá-la.
Escrito por: Fernanda Chaves
===================================================
7- (Minorias)
Minoria da Sociedade
O aumento da homogeneização da sociedade promove uma unificação cultural, por meio desta, grupos que não se encaixam em determinadas comunidades, se isolam, formando grupos minoritários. Estes grupos visam organizar movimentos sociais, políticos, étnicos, raciais e sexuais promovendo cidadania.
Estes grupos buscam espaço social, geográfico e identidade. Em meia adversidade acessos á cultura, por meio da televisão, internet, Livros e próprio senso comum, esses grupos se organizam cada vez mais.
Um grande e importante exemplo de Minoria são os índios.

*Minoria Majoritária:
Neste caso, eles estão subordinados uma minoria autoritária e poderosa.
Exemplo Escravos-Apartheid da África do Sul.

*Democracia representativa: Baseia na maioria.
Democracia Partipativa: Participação de minorias excluídas.
Escrito por: Eduardo Duarte Ulhôa
===================================================
8-Comunidade, sociedade e cidadania vivem sempre juntas. Vivendo em comunidade, você estará dentro de laços da sociedade, que, participando da sociedade, você estará sujeito a todos os tipos de direitos e deveres relacionados a ela, como: os direitos humanos, que todos possuem; seu dever de prezar pelo bem estar de todos a seu redor na sua casa ou na sua cidade, lembrando sempre que todos é parte do Estado e, portanto, podem ajudar a fazer um lugar para se viver melhor.
Escrito por: Ana Gabriela Sander
===================================================
9-(Comunidade, sociedade e cidadania)
No mundo em que vivemos a cada dia que se passa a sociedade vem modificando seu comportamento, influenciada pelas novas maneiras que esta mesma sociedade impõe. Nos dias de hoje, muitas pessoas estão preferindo morarem sozinhas, muitas vezes por motivos pessoais, mas outras pela cobrança do trabalho, imposto pelo modelo capitalista, sendo assim, muitas vezes não tem “tempo” para constituir uma família, optando-se assim a ser um “single”.
A comunidade é diferente em aspectos afetivos diante da sociedade. Enquanto a sociedade é constituída pelas relações menos íntimas, a comunidade é composta de laços mais afetivos encontrada em grupos isolados, como por exemplo a família, os amigos.
Toda essa sociedade tem os seus direitos como cidadão, e para ter esses direitos estes tem de exercer seu papel de cidadão, que é ser alguém que cobra, pressiona, reivindica seus direitos, isto é exercer sua cidadania.
Escrito por: Isabela Ribeiro de Paiva
===================================================
10- Os integrantes de uma comunidade mantêm entre si laços afetivos e, não estão ligados por vínculos impessoais. Já em uma sociedade, as relações humanas baseiam-se em convenções.
Dentro desses meios está a cidadania, ou seja: um cidadão tem direitos perante a sociedade e é seu dever cobrá-los, expor seus argumentos e exigir que medidas sejam tomas. O cidadão deve exigir os meios para que a sociedade em que habita seja mais justa e menos desigual.
Escrito por: Amanda Luiza
===================================================
11-(Comunidades)
Existem hoje vários tipos de comunidades, que buscam seu espaço social e geográfico com diferentes costumes, alguns se unem para reivindicar seus direitos como, por exemplo, os homossexuais, estudantes, trabalhadores , todas essas pessoas são e fazem parte de uma comunidade que significa viver em grupo, todos nós que vivemos na terra , e ocupamos o mesmo espaço somos e fazemos parte de uma , não só de uma mais sim de várias.
Escrito por: Luisa Veloso
===================================================
12- Relação:
(Comunidade X Sociedade)
A maior distinção feita entre comunidade e sociedade é o fato de a comunidade ser constituída por membros que tenham um vínculo e a sociedade ser definida como vida pública, baseada em bens comunitários e fins específicos e parciais.
Um exemplo muito comum de comunidade é a própria família, que é a relação de membros que têm sentimentos e emoções entre si.
E a sociedade enuncia antes a aceitação por parte dos seus membros de um conjunto de normas que regulam a relação entre eles, e não têm necessariamente um vínculo que os ligam.
Escrito por: Marcela França Flores
===================================================
13-(Capitulo 3)
A comunidade é caracterizada por grupos sociais unidos por laços afetivos, por exemplo pessoas que estão mais próximos, como exemplos disto amigos, visinhos, colegas e família.
A sociedade é caracterizada por pessoas que não são ligadas a laços afetivos, mais sim em função de determinados propósitos limitados.
Já a cidadania é a ligação da comunidade e da sociedade, com o individuo sabendo dos seus direitos e deveres dentro do meio onde vive.

Escrito por: Marina
===================================================
14- (Cidadania)
Todo cidadão tem seus direitos e deveres. Crianças e idosos são os dois extremos mais frágeis de uma sociedade. Toda sociedade que não respeita suas crianças e seus idosos, é incapaz de atender aos princípios mínimos dos direitos humanos e de cidadania.
O conceito de cidadania mudou bastante de uns tempos pra cá.

Minorias = Você pode ser considerado minoria pelo corte de cabelo, das roupas, na música.
A exclusão social tende a dar origem a diferentes grupos excluídos entre as Minorias.

Escrito por: Raiza Nicolau
===================================================
15-Comunidade é composta por laços mais íntimos e afetivos, ou seja, a família, amigos etc...
Comunidade é viver em grupo, com os mesmos objetivos e ideais de um modo mais privado.
Já a sociedade é caracterizada por indivíduos que não possuem laços afetivos e as relações humanas neste caso baseiam-se em convenções.
E participando da sociedade você fica ligado a todos direitos e deveres relacionados a ela e isto é cidadania.
Escrito por: Samuel Arantes
===================================================
16-Na sociedade em que vivemos, a cada ano que passa os comportamentos vai se modificando, influenciados pelas novas maneiras que a sociedade vive. Hoje muitas pessoas jovens estão preferindo morarem sozinhos, com o motivo principal de ter liberdade. A sociedade esta dividida em aspectos afetivos, pois ela e composta de laços afetivos entre famílias e amigos próximos. Apesar dessa vida corrida nos tempos de hoje eu mantenho forte laço familiar, pois almoçamos juntos, conversamos sobre assuntos variados, onde os meus pais sãos meus amigos também Essa situação pode ser um pouco vista nas relações familiares nos tempos de hoje. Voltando ao assunto...na sociedade todos têm seus direitos como cidadão, e cada um têm suas obrigações. Para exerce seus direitos estes tem de exerce seu papel de cidadão, como estar sempre ligado as coisa que acontece no governo, reivindicar seus diretos, e agir honestamente.
Escrito por: Ricardo Luis da Fonseca
===================================================
17-(cidadania)
É Ter prática de um bom cidadão como:
Prestar serviços aos idosos, deficientes, ao próximo,não ser racista,ser educado no trânsito, ser responsável e cumprir com as leis e deveres.
Com essas características citadas acima. Vários problemas serão superados,como:
questão racial,desemprego,étnicos e exclusão social.
Escrito por: Marcos Pedrosa
===================================================
18-As Comunidades, são de estrema importância para um comunicação social, onde as pessoas tem mais liberdade de expressar assuntos de interesse dos mesmos. Sempre com ponto positivo as pessoas aproveitam o máximo para extraírem todo assunto lucrativo das comunidades, exemplo são comunidades virtuais.

Escrito por: Stephanie Marques
===================================================
19-(Comunidade)
A comunidade é quando temos muitas pessoas unidas por um laço afetivo e não por vinculo impessoais como acontece em algumas cidades.
Os Limites territoriais é o caráter dos contatos sociais, são dois dos aspectos para identificar, caracterizar analisar uma comunidade.
Características da Comunidade:
-Nitidez:São os limites territoriais da comunidade, onde ela começa e termina.
-Pequenez: A Comunidade é uma unidade de pequenas dimensões, limitando de uma aldeia ou um conjunto de aldeia.
-Homogeneidade: Atividades desenvolvidas por pessoas do mesmo sexo e faixa de Idade.
-Relações pessoais: Na comunidade, as pessoas se relacionam por meio de vínculos pessoais e normalmente de caráter emocional.

Escrito por: Andrei Diniz
===================================================
20- (Cidadania) Dentre os principais valores cultivados em uma sociedade, podemos citar a solidariedade,a vida familiar,a igualdadede oportunidades,a participação política, dentre outras. E na atualidade, esses valores são cultivados e aplicados entre as pessoas na sociedade,e o motivo disso ocorrer é: as sociedades serem democráticas. Elas se caracterizam pelo respeito ao direito humano,e se fundamentam no conceito da cidadania, onde o indivíduo deve ter consciência de seus direitos e deveres, do seu papel social, direito de participação nas questões sociais, de igualdade, de ser repeitado , dentre outros( já que a cidadania está vinculada aos direitos humanos) .
Escrito por: Bruna Sacchetto G.